Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
ORDEM ESPONTÂNEA

Área do conteúdo

Trabalho apresentado nos Encontros Universitários 2018 

Por Yan Rebouças

Justificativa: O por que da criação do projeto de extensão e do grupo de estudos
A sociedade brasileira em geral é bastante estatista, sempre espera uma solução, benefício, intervenção vinda do Governo. Portanto apresentar ideias opostas à que já é dominante, enriquece o debate, faz com que as pessoas se aprofundem mais no que acreditam e cria-se uma democracia saudável com pluralidade de ideias.
Nós acreditamos que em uma sociedade que segue os princípios econômicos e sociais liberais, a população tenha uma melhor qualidade de vida, além de criar um ambiente mais plural e favorável ao debate. Portanto estes foram os motivos principais para nós criarmos o grupo de estudos ordem espontânea.

Projeto
O Grupo ordem espontânea, coordenado pelos professores Manoel Bosco e Marcelo Callado, tendo como proposta a análise, discussão e difusão dos princípios do liberalismo econômico, relacionando temas econômicos atuais com o liberalismo. O projeto teve inicio no ano de 2016 e desde então realiza seminários semanalmente todas as sextas-feiras úteis no auditório do PPAC na FEAAC, tendo em média 30 espectadores por seminários.

Objetivo
O objetivo principal do projeto é o de espalhar o conhecimento das ideias liberais. Apresentar ao máximo de pessoas o que é o liberalismo e os benefícios dessas ideias para uma sociedade. Ou seja, se você acredita que essa ideologia possa melhorar a vida das pessoas e principalmente a sua, o instinto natural é defender e espalhar a mesma.

Seminários
Apresentada pelo professor José Raimundo, o qual falou sobre a segurança pública do Brasil e do Estado do Ceará e seus custos aos cofres públicos.
Apresentada pelo professor Elano Arruda, o qual tratou das incertezas geradas por ações do estado e suas consequências para a economia brasileira.
Apresentada por Thomaz Bianchi, Diretor da XP – Conceito, sobre a bolsa de valores, ações, investimentos e os benefícios desse mercado para a sociedade.
Então, passamos esse tempo todo falando sobre liberalismo e agora chegou a hora de explicar, ou tentar explicar o que é, quais os princípios do liberalismo.

Origem
O liberalismo tem origem primeiramente como um movimento político durante o iluminismo, quando se tornou popular entre filósofos e economistas no mundo ocidental. O liberalismo rejeitou as normas sociais e políticas prevalecentes de privilégio hereditário, religião estatal, monarquia absoluta e direito divino dos reis. O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica distinta. Locke argumentou que cada indivíduo tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade. acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no contrato social.

O que é?
O liberalismo não é uma doutrina completa nem um dogma imutável.  Pelo contrário, é a aplicação dos ensinamentos da ciência à vida social do homem.  Assim como a economia, a sociologia e a filosofia não permaneceram imutáveis desde os dias de David Hume, Adam Smith, David Ricardo, Jeremy Bentham e Wilhelm Humboldt, assim também a doutrina do liberalismo é diferente hoje do que foi à sua época, muito embora seus princípios fundamentais tenham permanecido inalteráveis.

Ideias e pensadores

Quais são os principais prontos defendidos pelos liberais?

Pode-se resumir o liberalismo ao laissez-faire que significa literalmente “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”.
É a defesa absoluta da liberdade individual, igualdade perante a lei, limitação da ação do Governo na economia e na vida privada, garantindo os direitos naturais de vida, liberdade e propriedade.
propriedade privada é a instituição jurídica que reconhece a exclusividade de uso de um bem material pelo seu possuidor. (Ver cap. V Segundo Tratado sobre o Governo Civil
Em continuidade, Locke nos diz que aquele espaço ao qual o indivíduo incorporou para si através do trabalho é de sua propriedade exclusiva e não lhe pode ser contestada, pois se necessitássemos do consentimento de todos para apropriarmo-nos de uma macieira, por exemplo, morreríamos de fome “É a tomada de qualquer parte do que é comum com a remoção para fora do estado em que a natureza o deixou que dá início à propriedade.”
Governo limitado é a consequência da redução do poder político. Para os liberais, todo poder coercitivo deve ser justificado, sendo a liberdade humana uma presunção universal. Locke fala sobre isso principalmente no Cap. I da obra Segundo Tratado sobre o Governo Civil.
Livre mercado é o conjunto de interações humanas sobre os recursos, sem ser restrito pela imposição política de interesses particulares. Difere-se, assim, de sistemas protecionistas ou mercantilistas. Enquanto explicava o funcionamento do mercado, a economia clássica de Adam Smith, David Ricardo, Anne Robert Jacques Turgot e Jean-Baptiste Say também se caracterizava pela oposição às formas de restrições ao comércio.
Por ordem espontânea compreende-se o conjunto de instituições que são criadas pela ação humana sem a premeditação humana. A linguagem e o mercado são exemplos de ordem que emergem da sociedade independente do controle de um indivíduo ou de um grupo. Grandes contribuições foram feitas sobre a teoria de ordem espontânea pelo economista Friedrich Hayek.

Conclusão
Buscamos cada vez mais aumentar o entendimento e alcance do liberalismo, portanto os próximos passos são, aumentar ainda mais a média de espectadores por palestra e a criação de um site na web, para publicarmos artigos dos alunos e pesquisas sobre o tema, com o objetivo primordial de divulgar, não só localmente, mas nacionalmente, as ideias liberais e sua importância. Sendo assim, o projeto tem como ponto central a defesa e a divulgação da liberdade individual e da economia de mercado, aspectos estes, essências para o desenvolvimento econômico e social.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo